Como faço para fixar um quadro no Drywall?

Como faço para fixar um quadro no Drywall?

A fixação de objetos em paredes drywall é simples, porém a forma de fixação é diferente da bem conhecida para paredes de tijolos ou blocos. Em drywall, use sempre buchas específicas para esse sistema (também conhecidas como buchas para ocos) e parafusos apropriados. Buchas para alvenaria não servem para drywall.
A fixação de um objeto leve como um quadro (o mesmo vale para espelhos, cartazes, quadros de avisos e outros objetos similares com até 5 kg) exige apenas uma bucha e um parafuso. Para quadros mais pesados, divida a carga em dois pontos, separados entre si por aproximadamente 40 cm.

mbora pesquisas de satisfação apontem usuários contentes com suas paredes de gesso, os fabricantes ainda precisam vencer o preconceito de quem desconhece o material. Aos poucos, eles vão desmitificando a crença de que paredes de gesso são frágeis. Sim, as placas são resistentes e aguentam objetos pesados. Mas é preciso aprender a usar buchas e parafusos próprios para elas (assim como há também buchas especiais para concreto e buchas especiais para paredes de tijolos). Abaixo, 13 dúvidas comuns sobre resistência do material são dizimadas. O especial Drywall Sem Segredos, encartado na edição de agosto de 2009 da revista Arquitetura & Construção traz ainda reportagens sobre conforto termoacústico e umidade nas paredes de gesso.

Paredes de drywall são resistentes?

Se bem-feitas, sim. Por isso, há necessidade de contratar gente especializada. Convém tomar cuidados, como o cálculo estrutural adequado ao pé-direito. Se for de 2,70 m, basta uma placa comum (12,5 mm de espessura) em cada lado do perfil metálico. Conforme aumenta a altura, melhor reforçar o conjunto com versões mais espessas ou duplas. Obras maiores pedem o auxílio de arquiteto, já uma parede pode ser planejada por consultores técnicos indicados pelas revendedoras.

As placas suportam a colocação de portas?

Sim, para isso é preciso preparar a montagem estrutural. Onde será fixado o batente, são colocados montantes e uma verga metálica na parte de cima do vão. O batente pode ser preso com parafuso (e então é mantido um reforço) ou espuma de expansão. Nesse segundo caso, melhor adotar montante duplo ou perfil de aço e chapas mais grossas (0,95 mm) que as utilizadas em perfis normais (0,50 mm). Em portas de correr, as vergas recebem trilhos. Para ocultar a folha corrediça, a solução é fazer à frente dela uma segunda parede simples.

Como se comporta em ambientes sujeitos a vibrações e impactos? As paredes aguentam um chute ou a batida de um móvel?

Projetado para absorver as movimentações naturais, o drywall passou em testes de impacto e cumpre as normas de desempenho da ABNT. Os fabricantes asseguram que o material resiste a trombadas sem danos e não é fácil de ser derrubado. Também não apresenta patologias frente a impactos do dia a dia, como batidas de porta.